26 dezembro 2010

Rosalba:“Estou preocupada”


A governadora eleita, Rosalba Ciarlini (DEM), deve anunciar já no início do governo uma série de medidas que visem a contenção de despesas do Poder Executivo, sobretudo no que concerne ao custeio da máquina - “o máximo de economia possível será feito”, afirmou ela à TRIBUNA DO NORTE, na última quinta-feira (23). Ela assinalou que está preocupada com as informações que tem recebido da equipe de transição sobre a administração do atual governo, de Iberê Ferreira de Souza (PSB) e disse que vai ser necessário afinco nas ações para diminuir os gastos e elevar a capacidade de investimento. “Estou muito preocupada porque vejo demandas e necessidades e tudo isso precisa ser encaminhado da melhor maneira possível sem comprometer a capacidade de investimento do Estado”, assinalou a governadora.
Sempre que fala sobre projetos e ações a serem implementadas no início do governo, Rosalba Ciarlini tem  respondido de maneira prudente e não sinaliza, concretamente, o que pretende desdobrar. O futuro governo está, literalmente, na porta de entrada da administração estadual, já que restam apenas seis dias para a efetiva posse dos novos e despedida dos atuais membros. As únicas ações anunciadas até agora foram o corte de 30% no número de cargos comissionados [ainda assim o coordenador de transição e futuro secretário de Planejamento e Finanças, Obery Júnior, afirmou que o percentual pode ser modificado] e um corte no custeio cujo montante ainda não sabe também.
O futuro secretário de Administração e Recursos Humanos, Manoel Pereira, informou que realizou uma primeira reunião na última quarta-feira (22) com a equipe que deve comandar no governo estadual. Segundo ele, somente ao fechar a primeira folha de pagamento dos servidores será possível atestar a situação financeira, sobretudo no que concerne ao impacto salarial. Manoel Pereira admitiu que ainda não dispõe de informações detalhadas sobre a situação na qual se encontra o Estado.

A equipe de transição escolhida pela governadora eleita atesta haver um déficit orçamentário de R$ 851 milhões, somente no que concerne ao exercício financeiro de 2010.


Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário