08 dezembro 2010

Professores podem iniciar 2011 em greve !

A possibilidade de as escolas municipais de Natal iniciarem o ano letivo de 2011 em greve começa a ganhar força no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte). Hoje, durante todo o dia, os educadores municipais farão manifestação em frente à Prefeitura e distribuirão  notas explicativas às pessoas no Centro da cidade. Não haverá aulas.
De acordo com a presidente do Sinte, Fátima Cardoso, há três meses o Sindicato tenta audiência com o secretário de Educação, Edivan Martins (PV), sem sucesso. Uma lista de 12 pontos resume a pauta de reivindicações – entre elas a redução da jornada de trabalho dos educadores infantis para 30 horas, regularização do repasse do vale transporte, atualização do pagamento da promoção vertical, pagamento dos serviços terceirizados, regularidade no fornecimento das merendas escolares e melhorias   de todos os tipos na infraestrutura das escolas.  A Escola Municipal Maria Cristina, em Felipe Camarão, está sem água há um ano. “A Educação perdeu tudo aquilo que conquistou nos últimos anos. Foi um ano ruim, de muito prejuízo. Não houve planejamento”, disse Fátima Cardoso.

Alguns desses pontos, como a redução da jornada de trabalho para educadores infantis, foram acordados com a Prefeitura durante audiência judicial que deu fim à greve de 26 dias em março, mas nunca cumpridos.

“Se nada for feito, a Educação entrará em colapso”, previu a presidente do Sinte, que apontou um descompasso entre as conquistas da rede estadual e da rede municipal. Este ano letivo termina, na maior parte das escolas de Natal, em 28 de dezembro.

A Tribuna do Norte tentou falar com o secretário municipal de Educação, Edivan Martins, mas ele não atendeu ou deu retorno aos telefonemas.  

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário