11 janeiro 2011

Exemplo a ser seguido.

Prefeitura quer multar quem joga lixo nas ruas.

 

A prefeitura de Natal estuda mudança na legislação municipal para multar pessoas físicas e privadas que contribuem com a poluição ambiental, jogando lixo em terrenos baldios. O diretor de Operações da Companhia Municipal de Serviços Urbanos (Urbana), Haroldo Martins, disse que a empresa “não tem poder de polícia”, por isso, a multa criará as condições para o município coibir a poluição do meio ambiente em áreas livres, inclusive propriedades privadas, que viram locais para acúmulo de resíduos sólidos e orgânicos, principalmente na periferia da cidade.

“O que a gente faz hoje é notificar a pessoa que joga o lixo na rua, mas sem qualquer punição”, explica Martins, para informar que a emenda à lei 4.748/96 tramita na Procuradoria Geral do Município (PGM), onde aguarda parecer do procurador Bruno Macedo Dantas para ser enviada à votação na Câmara Municipal de Natal (CMN).

A TRIBUNA DO NORTE percorreu alguns bairros da zona Oeste. Lá, constatou o acúmulo de lixo a céu aberto num dos portões de entrada da capital – a BR-226. Um desses pontos é a rua Indomar, um dos acessos ao bairro de Felipe Camarão.

Alguns moradores da área admitem que o caminhão coletor da Urbana passa regularmente pelo local, mas os carroceiros e os moradores de outras ruas teimam em jogar lixo no local. Maria Isabel da Silva diz que desde outubro a caçamba da Urbana não passa na rua Lindomar. Ela diz que a empresa tentou outra solução, colocando uma caixa coletora no local, mas acabaram roubando as rodinhas do equipamento, que teve de ser removido do local.

Haroldo Martins afirmou que, realmente, por conta das festas de final-de-ano não houve coleta regular por causa da folga dos garis. Ele explica que a coleta regular é não está com problemas. Mas admitiu que ainda há uma dívida com os caçambeiros, que recolhem os entulhos de podas e metralhas de construção civil. “A a questão está sendo sanada até o fim do mês”. 


Fonte: Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Antes de punir, é preciso fazer uma forte campanha de concietização.Uma ótima saída seria a implantação da coleta seletiva,assim, ao invéz de poluição ao meio ambiente, se ganharia dinheiro com o lixo.Isso é apenas uma questão de ponto de vista.

    ResponderExcluir