31 janeiro 2011

Direito de Resposta contra o Olhar critico.

Direito

 

DE RESPOSTA CONTRA O OLHAR CRÍTICO

 

 

 


Geralmente me recuso de responder a fakes, sejam eles perfis ou blogs “denunciadores”, mas, desta vez, meu nome e minha imagem pessoal foram colocados em xeque e isto, na minha origem de interior, é “chamar pra conversar”, apesar de não saber com quem realmente estou falando... (lógico que há tempos sei quem é o olhar crítico, não só eu como também muitas pessoas da situação e oposição, mas isto não vem ao caso agora, porém caberá a justiça a condená-lo(a) futuramente).

A palavra mais comentada essa semana foi coerência. No sentido mais simples, é manter algo que você defendia e o que dá pra entender é que se você foi burro há um ano e continua burro hoje, significa que você é coerente.

E a incoerência, é o contrário disso. Mas ao invés de dar uma explicação por escrito, eu decidi utilizar uma imagem que é um exemplo perfeito de incoerência: http://www.twitpic.com/3v7qfy

Isto é muito semelhante ao blog (que me acusa de incoerência) que nunca aceitou uma publicação minha, por motivo incerto, outrora crítico a Situação (afinal, o olhar crítico foi criado justamente para este fim) e desde a aproximação de determinado nome “famoso” patuense, o blog passou a ser mais ameno, cobrando muito menos do que antes, e passando a ser esquecido pelos demais... afinal, era o único blog “corajoso” a denunciar as irregularidades da Prefeitura e, apesar de não mostrar a cara, o Sr. R... ops... Olhar Crítico passou a posar de defensor da verdade (mascarada, isto sim).

Isto sim é incoerência. Criar um blog para um fim, e por conveniência, quem sabe até para galgar um cargo político, mudar a função deste, sem avisar seus leitores é puro sinal de oportunismo e falta de respeito para quem o lê (se é que alguém ainda lê aquilo).
Escolhi o blog de Higor Godeiro para este “direito de resposta” por dois motivos: 
A – É atualmente o blog mais acessado pelos formadores de opinião de Patu; 

B – É identificável o autor, não precisando esconder a cara, não temendo retaliação (ou qualquer outra desculpa esfarrapada), e demonstrou maturidade política suficiente para permitir este cenário de campanha eleitoral dando oportunidade a quem quer que seja de publicar sua opinião política.

Mas vamos falar de política, ou ao menos tentar. Começando pelo “direito de resposta”:

1 – Me causou estranheza o comentário postado em forma de tópico por apresentar o nome de “Jhonata”(sic) Moura. O único Jônatas Moura que conheço, é meu primo-parente, sério, honrado, temente a Deus, trabalhador e batalhador, esforçado e competente suficientemente para tecer muito mais do que simples colagens de comentários ao meu respeito... Ainda mais de forma descontextualizada como foi colocado. Procurei o perfil no comentário colado e o próprio blogger coloca como perfil inexistente. Desconsidero todo resto agora? Não, vamos ver como foi engraçado a tentativa de desconstrução de um pensamento.

2 – Se o autor do texto tivesse a real intenção de desconstruir uma idéia, deveria começar não ignorando este parágrafo:“Questionei, indaguei várias vezes tentando fundamentar e, brincando de advogado do diabo, articulei até uma defesa para as decisões erradas que a Prefeita de Patu tomou para com seus aliados... em vão.”. E somente aí, começar a tecer loas (ironicamente falando) ao meu respeito.
3 – O que coloquei a respeito de Popó na Comunidade Política de Patu (Tópico: Possidônio x Polícia Federal – Autora: Alyane Moura – comentário datado: 06.11.10) foi um fato político que continua sendo uma verdade. Porém com ressalvas... houveram muitos equívocos quanto a interpretação do Projeto Ficha Limpa (carente de jurisprudências e de entendimentos conflitantes) que podem ser entendidos melhor por este link: 

http://www1.folha.uol.com.br/poder/745799-entenda-o-projeto-do-ficha-limpa-aprovado-pelo-presidente-lula-hoje.shtml

E o que de fato mudou daquela análise, vamos lá:

1 - Havia o crescimento da imagem de Popó com as eleições de 2010. (Fato);
2 - Houve uma perspectiva de retorno. (Fato);
3 - Apresentou-se a Patu uma alternativa, Thiago, caso Popó estivesse impedido. (Fato);
4 - Popó é preso pela PF. (Fato);
5 - O projeto do Ficha Limpa já enquadra Popó como inelegível. (Equívoco)

a) O projeto do Ficha Limpa só enquadrará Popó se houver condenação por um colegiado, ou seja, depois da primeira sentença do Juiz, caberá ainda Recurso e se, ainda assim, os Desembargadores entenderem que este é culpado haverá enquadramento no que dita o projeto. Não confundam posicionamento pessoal com entendimento técnico-jurídico, qualquer advogado concordará com esta tese. É a lei.


6 - Thiago responde a processo criminal. Se recorrer, entra no Ficha Limpa tmb. (Equívoco)

b) Idêntico a situação do caso de Popó. Com ressalvas como réu primário, nenhum antecedente criminal e outros atenuantes que dificilmente o condenará a uma pena superior a quitação justa de cestas básicas ao ofendido(a). 

7 - Não há perspectivas pra Popó ou Thiago sem ter a rejeição popular pelo fato da prisão ser por desvio de erário público e violência doméstica. (Equívoco)

c) Já vi muitas cidades com suas características próprias, mas Patu é única, porque seus habitantes sabem da fragilidade como pessoa de Popó e mesmo assim, como um débito de honra, o respeitam e o ajudam. Eu nunca tinha visto isto na minha vida... O que não redime ninguém de seus atos, mas também não condena da forma que tinha visto antes sem considerar a realidade patuense.

4 – A maldade do autor é tamanha, que ignorou a minha última frase:

“É... como eu disse, é muito IMPROVÁVEL que Popó concorra... Ainda falta a imagem de Thiago ser avaliada. Mas dificilmente o povo não irá associar com o Pai... que daqui a 2012, pode estar preso.” 

Repararam a frase em negrito? Será que eu já havia me posicionado realmente contra esta possibilidade de Thiago ser o nome de 2012? Deixo-os a vontade para refletir sobre isto.

Acredito que, apesar de longa, a resposta tem seus méritos a serem considerados (ou não) pelo povo patuense. Só o que me intriga é o fato de me colocarem em evidência quando eu, nem candidato sou a alguma coisa. Lamentável, mas entendo o desespero de ver o grupo esfacelando-se pouco a pouco. 
A título de curiosidade:

Comentava com meus amigos patuenses pelo MSN e Orkut que a quantidade de fakes que andam me atacando por uma decisão política só prova o que Thiago Queiroga me disse quando pensou em apagar suas redes sociais: “Covardia e Irresponsabilidade”. 

Não precisa apagar Thiago, nem qualquer outro da Oposição ou Independentes. 

Internet não é terra sem leis, e logo mais a Polícia Federal vai apresentar por solicitação minha o relatório das atividades por acesso, monitoramento, envio, ping, ip, registro de domínio, bairro e tudo mais que tiver direito... Datados desde a campanha de 2010!!! 

Preparem-se fakes.
  
Por Dayvson Marques Moura 

 Nota do Blog: A cada dia o blog olhar critico me surpreende mais e mais, um portal que antes era oposição hoje é situação entra em contradição a toda hora, já esta em tempo de mudar o nome dele, ou melhor, de retirar o nome critico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário