08 novembro 2010

Lixão !





Ah alguns anos a cidade de Patu vem sofrendo com um enorme lixão em sua entrada, o fato é que até o presente momento ninguem fez nada para remove-lo de la, pessoas que moram vizinho a essa montanha de lixo estão a cada dia mais impacientes com os atuais gestores que não fazem nada para resolver o problema.
É bem verdade que resolve-lo não é facil, mas com empenho e interesse a coisa anda, mas se ao contrario não se interessar a situação irá piorar a cada dia.Algumas ideias podem ser posta em pratica para esse caso.

Os passos que levam a solução parcial do problema são:
· Acondicionamento do resíduo sólido (lixo);
· Transporte do resíduo sólido (lixo);
· Coleta seletiva;
· Reciclagem;
· Armazenamento do resíduo final;
· Outros.
Os primeiros passos são o acondicionamento e o transporte do lixo, com o estabelecimento de medidas legais que permitam a organização do sistema de limpeza dando início a um melhor funcionamento de todo o sistema de higienização das ruas e do meio ambiente. Dentro das residências, estabelecimentos comerciais, hospitalares e indústrias deverão ser feitos os acondicionamentos necessários, pois reduzem as possibilidades de contaminação até o seu destino final. O transporte constitui fase importante e requer boa parte dos recursos financeiros disponíveis, sendo aconselhável fazer a coleta em dias alternados para baixar os custos.
A coleta seletiva é a coleta consciente e fundamental para o melhor aproveitamento do lixo e produz diversas alternativas como a coleta em locais determinados de resíduos específicos destinados a reciclagem; a coleta distinta para os diferentes resíduos domésticos e um amplo incentivo às indústrias de reciclagem, responsáveis pela conta de seu produto primário entre outras alternativas.
A reciclagem, hoje, enfrenta grandes problemas em sua implantação, devido ao seu alto custo. É chegado o momento de discernir se o custo financeiro é maior do que o custo ambiental e até quando o planeta e a qualidade de vida da população serão prejudicados em benefício de alguns que detém o controle econômico.
A evolução tecnológica atual ainda não propicia um grande aproveitamento do lixo restando sempre um grande resíduo final que precisará ser armazenado até que uma utilidade seja atribuída a ele.
Atualmente no Brasil os lixões, a céu aberto, têm sido o local de armazenamento e se mostram altamente ineficientes, sendo o aterro sanitário a solução provisória mais conveniente. Considerações devem ser feitas aos aterros, devido ao seu grau de periculosidade para o solo e as águas, necessitando de estudos rigorosos do tipo de resíduo a ser aterrado e do local destinado para isso.

Fonte das imagens: Blog Olhar Critico Patu.

3 comentários:

  1. ENGRAÇADO !!!!!

    Estou sentindo falta dos comentários do amigo Carlos ??????

    O que será que aconteceu ?????

    ResponderExcluir
  2. Vejo que a senhorita sente a minha falta e não mudo os meus ideias porque a policia federal bateu na porta de quem mesmo Suzanna ? isso pode ser resolvido e estão resolvendo pode aguardar,mas o dinheiro da creche onde está ? será que esta no seu bolso (rsrs)também

    ResponderExcluir
  3. Sim não nego, NÃO SOU IMBECIL, a Policia Federal bateu na porta de Possidonio sim;

    NÃO TENHO UMA VENDA NOS OLHOS;

    NÃO SOU HIPOCRITA; COMO VEJO MUITOS;

    Vocês que fazem parte desse grupo da atual administração, que tem um prefeito CASSADO, e vocês dizem que ele não fez nada, TADINHO TAVA RESANDO.

    PORQUE SERÁ QUE ELE FOI CASSADO MESMO CARLOS ???

    Para você defender tanto, acho que o dinheiro que Ednardo passou 12 anos robando tb tem no seu bolso. ( rsrsrsrs )

    ResponderExcluir